14 de mai. de 2009
Manifestação contra a Lei Eduardo Azeredo em São Paulo
Hoje vai haver uma manifestação em São Paulo contra o projeto de lei do senador mineiro Eduardo Azeredo - que já passou no Senado - que estabelece o controle absoluto de todos os brasileiros em suas atividades na rede. Além de criminalizar as trocas de arquivos p2p e outras formas de "desrespeitar"a lei de direitos autorais. Todos passamos a ser suspeitos e marginais.
A pedido do Gustavo, produtor do Teatro Mágico, enviei um texto para ser lido na manifestação. Vários artistas estão colaborando nessa luta. Se estão falando em meu nome - já que sou detentor de direitos autorais -, que saibam que eu não concordo em nada com o projeto de lei.
Abaixo vai o texto:
"A Lei do Senador Azeredo é tão absurda que praticamente acaba com o uso da internet no nosso país. Como a rede é uma máquina de copias, é totalmente impossível não estarmos, de alguma forma, transgredindo a atual lei de direitos autorais. Quando lemos algo na internet estamos criando uma cópia, quando copiamos um CD que compramos para o nosso computador estamos violando a lei. A mesma coisa quando assistimos um vídeo no YouTube que não está corretamente licenciado. Ou seja, somos todos marginais. Então, se esse é o caso, a Lei já nasce morta ou temos que começar a construir mais e mais presídios para acomodar todos os brasileiros conectados na internet.
É claro que há inúmeros crimes na rede e que eles devem ser coibidos, mas essa ânsia em atender aos pedidos da indústria de entretenimento distorce o foco, que deveria ser o da proteção ao cidadão. Segundo o Senador Azeredo seremos todos marginais que têm que ser vigiados o tempo todo. Nossos provedores serão também nossos delatores. O estado policialesco terá poderes que desrespeitam nosso direito à privacidade.
Nesses tempos digitais o controle total é impossível e indesejável. Se todo o cuidado é inútil, vamos nos adaptar aos novos tempos e modificar a lei de direitos autorais na internet para garantir o direito à informação ao cidadão e alguma possibilidade de compensação ao criador. As coisas, do jeito que estão, não favorecem nem um nem outro. Só quem ganha são os advogados.
Essa Lei não é só inútil, mas totalmente contraproducente para a cultura e para o estado de direito. Senador, por favor, não cause esse mal para o país."
Marcadores:
direitos autorais,
Lei Azeredo,
manifestação,
São Paulo,
SP
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Onde será a manifestação?
ResponderExcluirÉ uma vergonha essa lei! Moramos na China ou voltamos para a ditadura?
ResponderExcluirBelíssimo texto...
Que absurdo, estamos numa ditadura?
ResponderExcluiré piada??
ResponderExcluirta de brincadeira né??
na boa...com tanta criança passando fome, com tanto doente morrendo no chão de hospitais as pessoas só se preocupam em restringir o entretenimento de pessoas q não estão fazendo nada de errado??
ahhh pelo amor de deus!
break it off.
Postei no Twitter. Agora não tenho como acessar. Está rolando nesse momento : 21:00h
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirSegue um link que saiu hoje na Folha Online sobre o ato público contra o "AI-5 digital" com um vídeo.
Falou!!
PS: http://www1.folha.uol.com.br/folha/videocasts/ult10038u566178.shtml
Cultura Malcriada, obrigado pelo link!
ResponderExcluirO projeto de lei é estupidamente estúpido até no aspecto político. Pelo que vemos na matéria, partidarizou o debate, jogando a boa causa no colo do PT, PSOL e adjacentes, quando deveria ser abraçada por TODOS os que defendem as bases de uma sociedade liberal-democrática, como o respeito à lei e as liberdades individuais. A comparação com o AI-5 não é nada absurda.
Muito bem observado, Marcelo!
ResponderExcluirE com tantos fatos absurdos envolvendo parlamentares pipocando pela mídia, a moral deles não poderia ser pior. Mas como diria o deputado Sérgio Moraes (aquele que se lixa pra opinião pública), no final, não importa o quanto eles aprontem... são reeleitos mesmo! Triste!!!