9 de mai. de 2009

Roger fala do ReverbNation


O Roger, atendendo um pedido meu, descreveu com detalhes todo o funcionamento do ReverbNation. São muitas ferramentas à disposição de quem quer divulgar seu trabalho na rede. Vale a pena gastar um tempo para entender o site e suas possibilidades. E desde já, queria muito agradecer ao Roger pela paciência, clareza e gentileza em dividir seus conhecimentos conosco.


O ReverbNation é uma alternativa profissional ao MySpace. É uma excelente ferramenta para a administração e divulgação de uma banda (ou um bar, um empresário, selo ou qualquer firma ligada à música). Só não é mais perfeita por causa de nossas limitações regionais, por ser toda em inglês, o que pode dificultar a compreensão de alguns de seus itens tanto para quem está montando o site como para os fãs que o usarão. Mas tirando esse pequeno obstáculo (afinal, a maioria das pessoas usando a internet tem algum conhecimento de inglês), é provavelmente o melhor que você poderá encontrar na rede.
É uma ferramenta relativamente nova, o que significa que ainda pode crescer muito. Inscritos no ReverbNation você encontrará tanto bandas iniciantes como bandas já conhecidas do público como Living Colour, Nine Inch Nails, Slayer e nós mesmos.

Explicar todo o funcionamento do ReverbNation seria muito complicado aqui. Eu recomendo uma visita ao site para entender melhor o que ele pode fazer. Adianto que o suporte deles é ótimo e que todas as perguntas feitas ao suporte são respondidas prontamente.


O site é composto de uma parte visível ao visitante e outra só acessível ao autor do site. Aqui vai uma breve descrição do que pode ser feito:


Visitante


O visitante encontrará músicas (que podem ser baixadas ou ouvidas, dependendo da configuração feita pelo criador do site), vídeos (do YouTube), letras, fotos, uma breve biografia e links para o Twitter, MySpace, Facebook e outros sites. Além disso poderá se inscrever para participar da divulgação de sua banda predileta, se assim o desejar. Ele deverá se inscrever para ouvir as músicas inteiras, baixá-las para seu computador e ter acesso a faixas exclusivas, se elas existirem. Terá acesso também ao blog do autor, notícias publicadas na Internet, acessórios para divulgação (widgets, badges e banners para colocar em seus sites ou distribuir por e-mail), agenda de shows e poderá deixar comentários.


Autor


Essa é, talvez, a parte mais impressionante do site. A quantidade de opções oferecida ao autor do site praticamente substitui (ou substituirá num futuro próximo) o apoio de gravadoras e divulgadores. Infelizmente, o próprio fã e o artista ainda têm que aprender muito para usar as ferramentas disponíveis adequadamente. Mas a gente chega lá, espero.

O Control Room, como é chamada a parte de administração do site é dividida em várias tabs e subtabs, todas com muitas ferramentas disponíveis, a saber:


Home


Um resumo do site, uma visão geral, com gráficos, sua posição nos charts do ReverbNation, Buzz (falarei disso mais tarde), link para o Twitter, agenda de shows, Feed e Premium Services (mais sobre isso depois).


My Profile


Resumo e administração de seu perfil (a parte visível ao visitante) com os seguintes subtabs, a maioria auto-explicativos:

My Profile | Artist Info | Songs and Videos | Photos | Press | Blog | Buzz Tracker | Fans | Favorites | Comments | My Links


A parte de Press, Blog e Buzz Tracker merece um aprofundamento.

Em Press, você deve escolher artigos na Internet e fornecer os links. eles serão então apresentados na primeira página num bonito applet em Flash.

O Blog, você deve fazer ou colocar um link em RSS para algum blog que mantenha.

E o Buzz Tracker é impressionante: ele recolhe notícias sobre sua banda na Internet e as exibe em seu blog (você deve configurar com as tags que te interessem). Você tem a opção de mostrar primeiro o blog ou o Buzz para seus fãs.

Também é importante dizer que toda essa informação é mostrada nos widgets que você inserir em outras páginas. Outra coisa: note a barra com a porcentagem de quanto seu site está completo, conforme você o configura. O ideal é que fique 100% completo.


Stats


Suas estatísticas, com os seguintes subtabs:


Band Equity | Visits | Plays | Listeners | Fans | Promoters | Banners | Widgets | Shows Band

Equity é um critério que o site usa para determinar sua influência sobre os fãs, critério este secreto, para evitar fraudes. Nas outras subdivisões, gráficos detalhados sobre quem visitou seu site, quantas vezes ouviram suas músicas, quais músicas ouviram, quem ouviu, quem são seus maiores fãs e quem promoveu mais sua banda. A partir dessa noção, você pode premiar seus fãs com vantagens como músicas exclusivas ou brindes para quem se esforçar mais para divulgar sua banda. Além disso tem os banners e widgets (pequenos programinhas) para você se divulgar e a seção de shows, com estatísticas sobre número de apresentações e público.


Shows


Administração de shows.

Subtabs:
Shows | Manage Schedule | Report Attendance | Gig Finder

Mais ou menos auto-explicativo. O Gig Finder é um desses casos que nossa limitação ainda não permite usar com eficiência. Como o site permite (e adiciona sozinho) páginas também para locais de apresentação, é importante que você preencha com detalhes os locais onde se apresentar. Quanto mais locais registrados, melhor. A partir daí você poderá procurar locais onde se apresentar a partir de critérios como distância, capacidade, etc. Além disso, o site mandará um e-mail para o local em questão para avisá-lo de promover a banda.


Promote


Promote | Banners | RPKs | TunePaks


Diversas opções de banners e widgets para promoção. Widgets com toda a informação, pequenos, grandes, só com agenda, só com vídeos, só com música, etc. Sensacional. RPK é um release super profissional, com vídeo, música, notas de imprensa e outras coisas. É um serviço Premium (tradução= pago) mas também é um daqueles casos em que a língua e nossas condições atrapalharão. Pouca gente vai querer mandar um release em inglês, pela Internet, para um contratante em Jequitinhonha do Deus me Livre. Já TunePaks são listas de músicas que você ou seus fãs poderão enviar por e-mail. Trata-se de um link para uma seleção de músicas escolhidas por você que abrirá um player ao ser clicado. Leve e eficiente. Convém notar que tudo que você usar será usado para definir o seu Band Equity. FanReach Outro serviço sensacional é o de chegar aos seus fãs. O ReverbNation exige que seus contatos confirmem sua adesão ao site, para evitar SPAM. Ou seja, não adianta adicionar uma lista de 500.000 e-mails escolhidos por um robot, eles só serão adicionados se desejarem, o que faz com que concordem em receber seus boletins e e-mails mais tarde.

Add Contacts | Manage Contacts | Create Email | Email History | Unavailable

Aqui você administra seus contatos e cria boletins completos sobre sua carreira para mandar para os fãs inscritos no site. Lindo e profissional. Você pode inserir a lista de seus contatos no GMail, Hotmail e outras opções. Ao adquirir um serviço Premium (de 5 a 10 dólares por mês, em média) você terá ainda mais opções de controle e boletins. Você também pode (e deve) linkar seus fãs do MySpace e do Facebook, além do Bebo (que eu, particularmente, não conheço).
Widgets Bom, widgets. Use-os!

Widgets/Apps | Widgets | Facebook Apps | Bebo Apps


Street Teams


Street Teams são as pessoas que se dispõem a ajudar a banda. Aqui você pode criar missões para eles, como distribuir widgets, arrumar mais fãs, divulgar um show, etc. Convém recompensá-los com músicas exclusivas, ingressos grátis e/ou brindes que você possa fornecer. Ao criar sua lista de músicas para por no site (no próprio Profile ou em My Profile no Control Room) você tem algumas opções como Streaming Only, Download and Streaming e Fan Exclusive. Essa última só será acessível para fãs inscritos no site, do Street Team ou não. Convém deixar algumas exclusivas. Coloque toda informação que puder ao inserir suas músicas, como links para o YouTube, letras, capa do disco, etc.


Earn Money


Quem diria, o site te dá oportunidade de ganhar dinheiro! Eu avisei que era profissional a coisa.


Earn Money | Fair Share | StoreLinks | Retail Links Widget | SongVest

Aqui você tem a oportunidade de ganhar dinheiro. Você deve se inscrever em Fair Share para ganhar dividendos da propaganda que seu site gerar. Depende de quantas visitas seu site tiver. De qualquer forma, como o nome diz, é sua parte justa dos lucros que seu site gerar para o ReverbNation. Mesmo que pouco dinheiro (ou muito se você tiver milhares de visitas), é a sua parte. Além disso, outras oportunidades incluem links para lojas que vendam seu disco ou sua mercadoria e a oportunidade de colocar sua música à venda, em ações, como na bolsa de Valores, como fez David Bowie, por exemplo.


Distribution
Releases | Sales Reports

Esse é um dos Premium Services. Por 34 dólares anuais, você pode colocar sua música à venda nos principais sites de distribuição no mundo, como Apple, Amazon e outros. Os lucros serão 100% seus. Pode também enviar seus releases. Sales Report é o resumo de suas vendas.

My Account


My Account | Bank | Manage Premium Services | Preferences | Messages

Administração de sua conta, como troca de senha, suas informações, etc. E o Bank, onde você acompanha seus lucros, idealmente... :-)
Isso tudo é só um breve tutorial das inúmeras possibilidades do ReverbNation, que eu espero que venham a ser ainda mais úteis à medida que mais brasileiros comecem a usá-lo.

Roger é guitarrista e compositor do Ultraje a rigor, www.ultraje.com

12 comentários:

  1. Nossa, parece ser muito bom mesmo, será melhor se os brasileiros aderirem né. Deve dar um trabalho até conseguir dominar tudo, mas acredito que as vantagens devam compensar, tomara que o reverbnation se popularize.

    ResponderExcluir
  2. Very impressive! Muito controle e recursos para os artistas. Vários dos itens vão ao encontro das 20 coisas essenciais pregadas pelo Andrew Dubber para um bom posicionamento na web. Que bom que está funcionando com o Ultraje.

    De negativo, o site não tem um layout atraente e as páginas me parecem meio indiferenciadas, massificadas. Até quando isso não pode atrapalhar no quesito chamar a atenção? E vocês, o que acham?

    ResponderExcluir
  3. Eu também achei a interface pouco atraente. Mas os recursos são muitos.
    Algumas perguntas para o Roger. Tomara que ele tenha tempo e disposição:

    Foi você que programou tudo e deu upload do material?
    Já entrou algum dinheiro?
    Quantas pessoas estão na sua mailing list atualmente?
    Você já programou alguma ação com seu Street Team?
    Como você vai receber o que, por acaso, vender no iTunes?

    ResponderExcluir
  4. Parece uma boa alternativa!

    Inclusive, achei parecido com a criação de um blog (só que este é mais voltado para a área de música, óbvio), inclusive nesse lance de ganhar dinheiro com propagandas. Só que, se for como é num blog (através do widget "adsense"), leva um tempão pra ganhar alguma coisa.

    Acredito que não vai demorar muito pra corrigirem esse problema da interface. No Myspace, no começo, era complicado também. O cara tinha que manjar de html pra fazer a página com a sua cara. Aí foram aparecendo ferramentas. Vamos ver como vai ser com este...

    ResponderExcluir
  5. Os recursos são muito legais, sem dúvida. Mas o problema da interface é menos estético e mais funcional e de marketing mesmo. Me parece que, para o público, os recursos ficam meio escondidos e a interface não estimula um engajamento maior. Enfim, apenas uma impressão de quem não é heavy user da coisa.

    ResponderExcluir
  6. Não gosto do Myspace. Gosto da idéia, assim como acho que esta também é interessante. Mas dá sempre a sensação de que falta um coisa que não poderia faltar.
    Vou fuçar pra ver se consigo explicar melhor no futuro.
    Pepe Donato
    www.pepedonato.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Alguém, além do Roger, já usa essa ferramenta?

    ResponderExcluir
  8. Não senti me senti atraído pelo reverbnation. A sensação que tenho é que, com tantas contas pra administrar, a cabeça vai explodir!!!! Já vi uns 5 concorrentes do MySpace, ou mais. O MySpace está com um atrativo legal agora: algumas empresas/webdesigners estão prestando o serviço de layout super personalizado, achei muito foda... Vcs já viram que os artistas da sony/day1 acabaram de aderir ao MS, inclusive os sertanejos??? As contas estão "fresquinhas" não tem quase ngm (soa até ironico com a popularidade dos caras no mundo real).

    Acabei de abrir uma conta no Palco Mp3...olha, num é que ele funciona direitinho???? fácil de usar, download direto das músicas num clique, streaming em 128kb (o do ms deve ser em 64...som horrível hein) e ainda tem o lance da associação direta com o cifraclub e letras.mus siter muitíssimo populares...

    ResponderExcluir
  9. favor desconsiderar os erros no texto acima :)

    ResponderExcluir
  10. Oi, Leoni! Responderei em breve. Só adiantando, ganhei 16 dólares em anúncios em 3 meses. Muito diferente do Google adsense.

    ResponderExcluir
  11. Opa, meio atrasada...eu uso o Reverb e amo!!!!

    www.reverbnation.com/monikareeve

    O que mais gostei neles é vc poder verificar quem te visitou, e os lugares que vc obteve mais resposta de propaganda.

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal. Toco na banda Midnight Purple e somos usuários do Reverb Nation desde fevereiro deste ano. Temos nove músicas gravadas (todas em inglês, próprias) estamos utilizando o RN para a divulgação de nosso trabalho fora do Brasil. Reconheço todas as deficiências visuais do RN, mas aponto que hoje é o mais eficiente site para bandas e músicos profissionais que, fora da grande mídia, pretendem divulgar seu trabalho. As ferramentas são muito eficientes e o retorno é muito interessante. Somos "desconhecidos", nunca fizemos apresentação ao vivo na cidade onde moramos (Campo Grande), mas há pelo menos três meses entramos no TOP 10 das bandas brasileiras de rock, presentes no RN. Não desconsidero a popularidade do MySpace (após relutarmos, vamos montar um perfil por lá). Aliás, acho que devemos ter um pé em cada oportunidade virtual que aparece. É isso. Estamos no www.midnightpurple.net (o link remete ao site do RN). Grande abraço

    ResponderExcluir