25 de mai. de 2009

Dicas de como as bandas podem usar o Twitter


por Biz Stone, co-fundador do Twitter

Faça do seu @nome seu cartão de vistas

Atrair seguidores é uma parte importante para se ter um perfil bem sucedido no Twitter. Promova seu nome na assinatutra do seu e-mail, em lugares onde mencionar sua presença na rede for ajudar e até em camisetas. Interagir com os fãs através de Replies mostra um certo nível de engajamento que é atraente para quem consider ate seguir.


Poste de forma espontânea


Ao contrário do blog do artista onde só faz sentido dividir as notícias mais importantes ou os posts mais divertidos, no Twitter não há necessidade de esperar por algo realmente importante – se os fãs estão te seguindo ele querem saber de tudo que acontece com você.
O Twitter é uma forma simples e leves dos artistas participarem pessoalmente – e na maior parte das vezes são os próprios artistas postando.

Tweeter para música


Músicos podem se beneficiar do Twitter de uma forma que quase nenhum outro tipo de usuário pode. Lançar faixas exclusivas pelo Twitter é muito interessante. É especialmente útil em shows para a comunicação de um grupo. Se um artista participa dessa corrente pode ser impactante. Já vi alguns artistas exibirem tweets de fãs durante um show, o que traz o público para dentro do palco.


Estabeleça suas regras de relacionamento


Você decide se reponde diretamente aos fãs ou não. Você pode estabelecer um contato próximo ou apenas divulgar seus shows e canções.


Na minha opinião, não acho que ter infinitos seguidores no Twitter seja tão relevante. Acho melhor só ter os muito interessados e deixar que esses façam a divulgação para você. Qualidade é melhor que quantidade.

Outra questão é sobre os posts no blog do artista. Acho que não é necessário ter nada tão importante assim. É melhor escrever pouco várias vezes que escrever muito de tempos em tempos - embora eu mesmo não aprenda com as minhas lições. Mas é óbvio que o Twitter é muito mais ágil. Eu tenho usado o Twitter para ser um blog relâmpago que complementa o do meu site, já que eu coloquei o widget do Twitter na home. Assim, quem entra na minha página também pode acompanhar o que rola no Twitter.

Goataria de saber se vocês usam e como vocês usam o Twitter.

7 comentários:

  1. Leoni, segue uma lista de 44 artigos bem bacanas para quem gosta de gravar suas musicas:
    http://blog.audiojungle.net/resources/happy-birthday-audiojungle-44-articles-for-the-recording-musician/

    Tem muita coisa legal ai no meio. Recomendo!

    Abracos, Artur
    www.twitter.com/arturbm

    ResponderExcluir
  2. Valeu, Artur. Vou dar uma olhada. Alguma coisa que você destaque?

    ResponderExcluir
  3. Oi Leoni!

    Achei instrutivos os artigos sobre os papeis dos profissionais de musica (empresario, produtor, engenheiro, etc) porque acho que tem muita gente que confunde as coisas e tem muita gente querendo fazer o papel de mais de um.

    Os artigos de como criar e distribuir as musicas sao interessantes, assim como os de teoria musical. Acho que todo e qualquer artigo que estimule as pessoas a serem melhores em seus instrumentos eh super valido.

    Tangenciando esse assunto, me aborrece ver tanta gente falando sobre como se destacar no meio de tantos artistas por marketing e, ao mesmo tempo, pouca gente estimulando os novos artistas a serem bons cantores, guitarristas, compositores, ou o que quer que seja.

    O triste eh que os exemplos que temos por ai nao sao bons: ontem mesmo, vi um video do pessoal do NX Zero, que achei, musicalmente, muito fraco: vocal desafinado, efeitos mal escolhidos, etc.

    O que eu espero de um musico profissional eh que ele invista seu tempo em ser bom na sua atividade.

    Um cantor profissional que desafina em momentos basicos eh o mesmo que um chef de cozinha queimar o arroz, ou o carteiro entregar sua carta na casa de outra pessoa, ou o contador que ferra um balanco.

    Infelizmente, o pessoal que esta comecando ve quem esta no mainstream e chega a conclusao que proficiencia nem sempre eh pre-requisito para ser profissional.

    Abracos!

    ResponderExcluir
  4. Artur, acho que você vai gostar das Dicas de Sobrevivência do Músico no Mundo Digital. Fala muto sobre composição, talento, ensaio etc. para depois falar de divulgar.
    http://www.leoni.com.br/posts_tag.php?tag=dicas-de-sobrevivencia-do-musico-no-mundo-digital

    ResponderExcluir
  5. Leoni, valeu pelo toque! Voce ja tinha me passado o link mas, infelizmente, acabei nao lendo todos na epoca por pura correria. Vou retomar, pois estava gostando bastante!

    Ja que a palavra da moda eh "sustentabilidade", vamos ver se nessa enxurrada de milhares de novos artistas, surge algum que tenha sensibilidade, carisma e tecnica para viver uma longa carreira.

    Dos atuais - ano 2000 pra ca - voce arrisca algum que mostraremos para os nossos filhos?

    Abracos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Leoni!

    O Twitter é muito útil, apesar de muitos ainda não terem o "tato" pra conseguir identificar pra quê ele serve.

    Pode ajudar muito em qualquer profissão.
    Hoje temos empresas - a Locaweb, por exemplo - que possui seu suporte ao assinate no Twitter, o @locaweb_reply. Cito eles, mas tem muita gente aproveitando a rapidez e precisão do Twitter.

    A troca de informação e divulgação são fantásticos.

    Muito bacana também ver a forma como você, Tico e Roger se ajudam, retuitando coisas importantes e tal... Esse é o grande lance.

    Bjo!
    @kamilla_ka

    ResponderExcluir
  7. Dicas bacanas! vou adotá-las no profile do Valderramas... Valeu Leoni!

    ResponderExcluir