6 de jul. de 2009

Moonalice - Uma banda de veteranos dá exemplo de comunicação com os fãs


Eu fiquei tão impressionado que tinha que dividir com vocês. Enquanto muita gente reclama, tem artista cuidando de conquistar os fãs dando a eles muito mais do que eles esperam.

O Moonalice é uma banda formada por grandes músicos. O guitarrista G. E. Smith já acompanhou grandes nomes da música como Bob Dylan, Tina Turner, Mick Jagger, Tracy Chapman e Hall And Oates e foi diretor musical da orquestra do Saturday Night Live. Jack Casady foi baixista do Jefferson Airplane e tecladista do Hot Tuna. Pete Sears já tocou e gravou com Rod Stewart, Jerry Garcia e Los Lobos, entre muitos outros. John Molo foi baterista do Bruce Hornsby e do John Fogerty. Pelas minhas contas a maioria está na casa dos 60 anos. Apesar desse timaço eu nunca tinha ouvido falar da banda.

Outro dia recebi no Twitter uma mensagem de alguém que eu nem conhecia me recomendando essa banda. Ouvi, gostei e recomendei. Daqui a pouco recebi uma mensagem da banda agradecendo a recomendação junto com um link para uma versão ao vivo de uma das canções do primeiro álbum deles. A canção era boa, muito bem tocada, mas não me chamou a atenção até a hora dos solos. Sim, eu disse “solos”, substantivo plural. O primeiro, de teclado, é enorme e maravilhoso, o segundo, de guitarra, também é empolgante. Depois disso ainda tem uma longa parte instrumental sem solo. Ou, como se dizia antigamente, um solo de base. Quando acabou é que eu fui me dar conta que a música tinha mais de 8 minutos de duração. Me ganharam para sempre. Que coragem! E quanto talento.

Comentei sobre a música no Twitter e recebi uma mensagem pedindo para que eu os seguisse porque eles queriam me mandar uma mensagem direta – daquelas que os outros usuários do site não podem visualizar. Avisei que já os estava seguindo e recebi uma mensagem em português pedindo para que eu mandasse meu endereço para um determinado e-mail para que eles me enviarem um disco!!! Quase não acreditei. Mandei um e-mail incrédulo para o guitarrista base – um dos fundadores da Wikipédia! -, achando que quando ele visse que era no Brasil me daria uma desculpa cordial e não me enviaria nada.

Recebi então esse e-mail (em inglês):

“Caro Leoni, Vou te mandar um álbum. Ele foi produzido por T Bone Burnett e inclui 5 versões diferentes das músicas, otimizado para soar como vinil em vários aparelhos diferentes. A versão do DVD é 96/24, com posters para cada canção. Se você tiver bons falantes ligados ao seu aparelho de DVD é a melhor forma de ouvir. (o Álbum também inclui versões otimizadas em mp3, AAC e FLAC; sinta-se à vontade para compartilhar com seus amigos) Cuide-se Chubby Wombat Moonalice”

Ainda estou incrédulo – o disco ainda não chegou -, mas fiquei realmente impressionando com o esforço que foi feito para conquistar um fã que provavelmente não vai gerar receita para eles pois dificilmente eles virão tocar no Brasil.

Recado para os artistas brasileiros: chegou a hora de parar de brincar de superstar e começar a correr atrás de fãs antes que eles não tenham mais tempo de prestar atenção em mais nada.

Parabéns, Moonalice, pelo excelente trabalho de divulgação da música de vocês – caso eles consigam ler esse texto com o tradutor que eles usam para se comunicar com os fãs brasileiros.

PS: Outro e-mail que eu recebi

“Dear Leoni, Moonalice is an experiment. We are musicians from the 60s, trying to create a new band with an old feel. It thrills me that you like what we are doing. I wish I spoke Portuguese. The translation software in TweetDeck isn’t very good. I have two friends who speak Portuguese, so I will try to get their help. Let us know how we can help you. We are delighted to send whatever materials will help you spread the word. Take care, CWM”

UAU!

PS2: Vez por outra o Moonalice faz um Twittercast que consiste em dar todas as canções captadas em um show através do Twitter. Liberando aos poucos, uma cancão a cada três minutos, é como se você fosse ouvindo o show via internet. Inovação é isso!

3 comentários:

  1. Ei Leoni, foi eu que te recomendei a banda. Eu conheci eles através de uma fa de Chicago que conhecia o meu blog e me seguia no Twitter. Eu me propus a ajudar a divulgar eles no Brasil, e como o unico meio que eu tenho é o Blog, Orkut e Twitter, comecei a luta pra todos conhecerem como eu faço com as outras bandas. Eu te indiquei primeiro pq eu sempre curti seu som, gosto muito do seu trabalho e de todos no meu Twitter, eu sabia que ia gostar muito.
    ajude-nos a divulgar o Moonalice no Brail, agradecemos muito por isso.

    ResponderExcluir
  2. Leoni, eu assisti um show do Bob Dylan no Hollywood Rock com esse guitarrista à direita da foto, o G. E. Smith. Lenda total.

    ResponderExcluir
  3. Mensagem que recebi hoje:

    "Fala Giovanne tudo bem?

    Não sei se você se lembra de mim mas, participamos juntos do concurso de composição no site do Leoni e dali comecei a acompanhar o teu trabalho e acabei de ouvir o teu cd. Espero que não se importa de eu ter baixado as suas músicas...mas se eu ganhar um cd autografado vou ficar mais feliz ainda.

    Cara que o teu trabalho seja sempre recebido com muito carinho dos seus fãs e tenha muito sucesso sempre.

    Um Forte Abraço"

    rsrsrsrsrsrs e aí, envio o cd ou não?
    Sensacional isso. Realmente, o mundo mudou.
    Vou mandar :)

    ResponderExcluir