9 de jun. de 2009

Indaba Music: mixando online


Descobri o Indaba Music não me perguntem como, pois já esqueci. Indaba é uma palavra zulu que evoca espírito de colaboração e comunidade. O negócio lá é propiciar projetos colaborativos de música, inclusive com uma ferramenta de mixagem online.

Ao se inscrever, você pode criar Sessions na área MyStudio, fazendo upload de seus arquivos de referência e as trilhas independentes.

Como a coisa é organizada como uma comunidade, você indica para os outros as características do seu projeto (estilo, instrumentos, andamento etc.) e o que você está precisando (um baixista, um produtor, arranjador etc.). Você pode deixar o projeto aberto a experiências de estranhos ou não, assim como licenciá-lo pelo Creative Commons. Também tem outras ferramentas disponíveis, como um blog.

O mais legal mesmo é o editor de música online (Session Console). Programado em Flash, tem o visual e o comportamento típicos dos GarageBands e similares. Só que ainda é, compreensivelmente, muito limitado em recursos. Mas é surpreendentemente ágil se considerarmos que é online. Vejam abaixo um vídeo explicativo do Session Console.



Eu diria que é ainda uma brincadeira deliciosa, inclusive para gente grande. Mas, com o avanço da velocidade de acesso no futuro, pode se tornar coisa séria.

Ah, é de graça, mas com limite de uso. Totalmente liberado, são 100 dólares por ano.

3 comentários:

  1. Postei no outro texto ,mas talvez nao tenha sido visto, por se tratar de algumas semanas: uso o reverbnation e é otimo ! controle total sobre quem ve, quem vai, quem te indica.

    aliais...esse blog aqui precisa ser visto com mais calma, tem mt coisa pra ler!

    Abç
    Monika

    ResponderExcluir
  2. Esse Indaba é a abertura total do mundo da música. Já imaginou quantos projetos colaborativos incríveis podem acontecer por conta dessa ferramenta? O quanto se pode aprender?
    Preciso de um tempo para tentar compreender melhor essa história.

    ResponderExcluir