17 de dez. de 2009

Falar é fácil. Mãos à obra, moçada!



Alguns comentários no Twitter sobre o post de ontem me forçaram a escrever esse novo texto. Quero esclarecer que não estou descontente ou desanimado com a nova cena. O que tem me cansado é tanto discurso para tão pouca mudança de hábitos e atitudes. Tanta inércia.

Tudo bem, temos que nos conectar com os fãs e dar a eles uma razão para comprar o que temos a oferecer. A música gratuita é uma ferramenta de divulgação. A música está deixando de ser um produto para virar um serviço. Já fizemos o nosso dever de casa e aprendemos com os pensadores. Alguns poucos resultados práticos confirmam as teorias.

Mas, falar é fácil. Realizar é muito mais difícil. O próprio Gerd Leonhard admite isso em suas palavras. “Meu trabalho é encontrar novas ideias para os novos tempos. Por sorte, não sou eu quem tem que implementá-las.”

Vamos continuar pensando e pesquisando. Mas essa massa crítica ainda não se tornou uma prática social. Os artistas ainda não se manifestaram a respeito do que está acontecendo no seu universo, nem se mexeram para entrar no novo mundo. E já não podem contar com o antigo.

A maioria dos artistas fica paralisado, esperando que um novo modelo surja do nada, um novo tipo de gravadora 2.0 que resolva os nossos problemas. E isso pode nunca vir a acontecer. Ou demorar tanto que tenhamos que encontrar outra forma de subsistência. Mas preferimos nos lamentar.

Antes que ideias tão boas fiquem velhas e cansadas, sem nunca terem sido experimentadas, vamos à luta.

Tudo que tem se falado até aqui supõe os artistas correndo sozinhos. Acho que o erro está nesse isolamento. Em aceitarmos os pequenos nichos que o novo mundo nos reserva. É hora de nos juntarmos, de colaborarmos, de acabarmos com a segmentação inventada pelos marqueteiros e pôr a mão na massa coletivamente.

Estamos dando um ponta-pé inicial nessa nova postura hoje, 17/12/2009, às 16:00h na UFRJ da Urca. Detalhes no post anterior.

4 comentários:

  1. Eu to começando agora nesse mundo com meu trabalho de artista!

    Should I stay or Should I go?!

    www.thomasoficial.blosgpot.com

    www.oinovosom.com.br/thomasoficial

    www.twitter.com/thomasoficial

    www.myspace.com/thomasoficial

    Vamos lááá!

    Música boa.. é isso que importa!

    RockAbraços,

    THOMAS!

    ResponderExcluir
  2. A velocidade da propagação da informação é tanta que já querem resultados e novidades? Pé no breque. O mundo real segue outro ritmo. Sementes plantadas agora serão colhidas no futuro. Quem disse que não se está fazendo nada? Pensamos um modelo e realizamos algo, hoje, possível, real. Passo a passo. O Leoni já disponibiliza mês a mês um single. Essa estratégia é fantástica ao meu ver e já é realidade. Humberto Gessinger disponibilzou vídeos das demos das canções do seu acústico 2 (Novos Horizontes) e mp3 das inéditas do novo projeto, Pouca Vogal, que está saindo agora em versão ao vivo em cd de dvd. Uma outra estratégia tb. Acho que as coias estão caminhando e é natural que não surja tanto assunto novo. Daqui há 5 anos, veremos algumas das idéias surgidas consolidadas e outras, que parecem brilhantes, se revelarão inviáveis. O importante é seguir adiante com ação, observação e debates tb. O mundo real é mais lento que o mundo das idéias. Ass. Hugo

    ResponderExcluir
  3. Fui rapidamente ontem no evento na UFRJ e achei muito interessante e viável o projeto do show. Sendo realizado com planejamento e competência ele tem tudo para ser um sucesso, contem com minha contribuição.

    Abração

    Léo Morel

    ResponderExcluir
  4. "A música está deixando de ser um produto para virar um serviço"

    Perfeito.

    ResponderExcluir